• Ultimas Postagens

    terça-feira, 5 de maio de 2020

    Tenente DoCarmo filma a mãe no caixão e denúncia governos estadual e municipal de Manaus, veja o relato.





    Manaus - "Não tiveram dignidade, ensacaram o corpo da minha mãe como se fosse lixo".  Esse é o relato de revolta da tenente da Polícia Militar Maria do Carmo, que teve a mãe, a idosa Odete Fernandes, de 83 anos, sepultada  na tarde desta segunda-feira (4), no cemitério Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste.

    A aposentada morreu, no último domingo (3), na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vítima de câncer no figado, mas não teve o corpo devidamente preparado pela funerária contratada. Segundo a filha, o serviço foi oferecido por meio de um convenio com a Associação de Cabos e Soldados da Polícia do Amazonas.

    A tenente explicou que, durante o trabalho dos agentes funerários, a família foi impedida de trocar a roupa da idosa. O cadáver foi colocado no caixão ainda com o saco de remoção da unidade de saúde e com os membros enrolados com ataduras. E, apesar do laudo do FCecon ter apontado a causa da morte como neoplasia hepática avançada, os procedimentos adotados pela funerária foi como se a idosa fosse vítima do novo coronavírus. 

    Nota de esclarecimento:

    A Prefeitura de Manaus esclarece que o atestado de óbito é emitido pela unidade hospitalar e não cabe ao serviço funerário qualquer registro ou mudança no documento. Sobre o vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira, 4/5, pela tenDoCarm ente Do Carmo, o município informa ainda que, conforme protocolo dos órgãos sanitários, mortes por síndromes respiratórias e causas desconhecidas ou indeterminadas seguem o mesmo procedimento para casos suspeitos de Covid-19, a fim de evitar o risco de contaminação, uma vez que já houve situação em que a confirmação da doença só veio após o sepultamento. Vale destacar que o atendimento nos cemitérios públicos da capital se baseia na causa mortisregistrada no atestado de óbito.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado por sua visita e opinião.

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial